Este texto tem como objetivo demonstrar o passo a passo para a instalação dos alto-falantes traseiros do Suzuki Jimny. O CD/Radio original é bom e suporta bem esta atualização. Este texto é uma continuação do "Substituindo os alto-falantes originais do Jimny".
O veículo já possui um chicote para as caixas traseiras e espaço para a instalação, a única coisa que você deverá fazer é remover os bancos e desmontar o acabamento traseiro inteiro para instalar, um trabalho de 2 horas que só requer algumas chaves comuns e nenhum conhecimento especial.
A ideia por trás da forma de montagem que apresento aqui é não alterar qualquer característica da instalação elétrica original, ou seja, manter o chicote da Suzuki, a furação e o vão para a instalação da caixa de som. A instalação das caixas de som neste modelo 2010/2011 foi realizada com o veículo ainda na garantia de fábrica.
Posteriormente também é possível instalar um módulo para leitura de MP3 e USB no aparelho de som original. Uma descrição desta instalação pode ser encontrada também nesta página.
Seleção das caixas de som
Se você não deseja alterar as características originais do veículo, não terá muitas opções quanto às caixas acústicas. O espaço disponível é muito restrito e a caixa divide o vão com conduítes elétricos e cabos.
O aparelho de som original da marca Clarion é capaz de gerar 14W de potência RMS (máx 30W) segundo o manual.
Ao escolher uma caixa de som, recomendo buscar uma com as características mais próximas ao aparelho de som. Caso seja selecionada uma caixa de potência baixa, ocorrerão distorções podendo, em casos extremos, levar à queima da bobina. A seleção de uma caixa com alta potência (exemplo 100W RMS) parece tentadora, todavia, o amplificador não vai ter potência suficiente para movimentar a bobina levando a um som abafado e com baixa definição.
Para o meu veículo, selecionei um kit de caixas Triaxiais de 5 polegadas de diâmetro da marca Bravox modelo B3X50 (aprox. R$ 60,00 o par) conforme recomendação de um colega do blog Meu Jimny. As caixas tem potência RMS de 40W, ou seja, são compatíveis com o rádio. Para esta potência, os cabos de 0,75mm² fazem um bom serviço. A combinação das caixas Selenium frontais com a Bravox garantiu uma excelente qualidade de audio. A primeira marca é melhor nos agudos enquanto que a segunda, nos graves.
A furação da caixa Bravox coincide com os furos de fixação originais na lataria.
Material necessário
Chave de boca tamanho 14mm
Chave de boca tamanho 13mm
Chave philips
Ferro de solda (é possível dispensar a solda com o uso de terminais fêmea)
Fita isolante
Solda de estanho
Alicate com ponta fina (para o fechamento dos terminais)
Terminais tipo pino finos para bornes elétricos (permitem manter o chicote original). Como opção você pode inserir o fio diretamente no chicote já que o conector é fêmea.
4 parafusos de rosca soberba com 3mm de diâmetro e 10mm de comprimento (dois por caixa)
1 pedaço de 1,5m de fio duplo para som 0,75mm²
1 pedaço de 0,5m de fio duplo para som 0,75mm²
Par de caixas de som de 5" com 4 Ohms de resistência
Aviso de segurança
Esta instalação exige que você remova os parafusos dos cintos de segurança dianteiro e traseiro.
NÃO SE ESQUEÇA DE REAPERTAR OS PARAFUSOS DOS CINTOS DE SEGURANÇA APÓS A INSTALAÇÃO! Recomendo dupla verificação neste item.