Nike Sportband 2
O Nike+ SportBand consiste de um relógio de pulso e de podômetro digital sem fio com qualidade de brinquedo chinês.
Avaliação do produto
O Nike+ SportBand consiste de um relógio de pulso e de podômetro digital sem fio.
O podômetro digital é instalado na sola de calçados da nike indicados com o símbolo "+" ao lado do modelo ou no cabedal de qualquer tênis através de uma argola de borracha "não-oficial" vendida por cerca de 20 reais na internet. O podômetro sem fio pode transmitir o sinal para o relógio de pulso ou para tocadores de MP3 da Apple.
O relógio de pulso (pulseira) recebe os dados do podômetro e exibe a distância, calorias perdidas, tempo do km (pace), hora, cronômetro e estatísticas da última corrida e da semana. O relógio ainda possui um conector USB para sincronização dos resultados com o computador e recarga da bateria.
O produto avaliado trata-se do SportBand versão 2, lançado no final de 2010. A principal diferença com relação à versão 1 é a qualidade de construção do relógio bem como suas características de resistência à água e visibilidade no sol. O podômetro (sensor) é o mesmo.
Aplicações
- Caminhadas longas e esportes de aventura.
- Corridas.
Vantagens
- Baixo custo (R$ 114,00 com frete para o Brasil no ebay).
- Resistência do sensor à água.
- Leveza da pulseira emborrachada.
- Possibilidade de ajuste e calibração utilizando o software do computador.
- Boa precisão após calibração.
- Ferramentas online para organização e planejamento de treinamentos.
- Facilidade de uso.
Limitações
- A visibilidade do display do relógio no sol não é das melhores.
- Resistência à água do relógio. Os conectores USB acabam oxidando com o suor.
- Não permite exportar os dados para uma planilha ou ler o resultados no computador offline. Apenas através do site do Nike+.
- A página do Nike+ é confusa, trava frequentemente, é incompatível com muitos navegadores e está recheada de animações desnecessárias. Péssima!
- O uso e configuração requer a instalação de um aplicativo que consome memória RAM do computador mesmo quando desligado.
- A bateria do sensor não é recarregável.
Nota ambiental
Ruim: Como todo o produto da Apple, tanto a bateria do sensor quanto a da pulseira não são substituíveis. O próprio manual apresenta o podômetro como um item descartável ao final da vida útil da bateria. A embalagem original do kit, em acrílico, é bonita mas um enorme desperdício de material.
Conclusão
O Nike+ SportBand é uma ferramenta eficaz e barata para acompanhar treinamentos. Os programas incluídos no site, com uma boa dose de paciência servem como incentivo à prática da corrida e permitem avaliar de uma forma racional os resultados e a evolução no esporte. A imprecisão do sensor na configuração padrão de fábrica é grande, recomendo calibrar utilizando distâncias superiores a 5km (o manual recomenda uma milha).
O meu Nike+ pifou - atualizada em 24/5/2012
O meu Nike+ SportBand deixou de funcionar após 16 meses e cerca de 1500km rodados. Já esperava essa surpresa por relatos de outros usuários mas nunca acreditei que fosse acontecer exatamente na ocasião de uma importante competição. Acredito que foi o sensor do pé que parou mas não tenho como comprovar.
Optei por parar de usar o produto da Nike e comprei um Garmin Forerunner 610 que parece ser mais durável. O SportBand 2 é frágil.