O objetivo deste guia é fornecer informações relevantes para a seleção do tratamento da água ou efluentes com base no contaminante que se deseja remover.
Para cada tipo de contaminante são apresentados os processos mais usuais, os processos incompatíveis e aqueles que podem contribuir com uma remoção parcial ou primária. Algumas das tecnologias são apresentadas como um todo (ex Lodos Ativados) e outras através de operações unitárias (ex Sedimentação e Filtração).
A escolha do processo de tratamento adequado para uma corrente de água ou de efluentes é condicionada a uma infinidade de fatores, dentre eles:
- Caracteristicas da corrente de alimentação do processo (vazão, composição físico-química e microbiológica)
- Caracteristicas finais do produto (vazão, composição físico-química e microbiológica)
- Custos
- Implicações ambientais
- Área disponível para instalação
- Processos já existentes
- Prazo de implantação
- Interações químicas, físicas e biológicas entre os contaminantes
Desta forma, a seleção com base no fator de remoção deve ser considerada como uma etapa de triagem das tecnologias para uma posterior decisão do processo a ser utilizado. É importante lembrar que esta tabela não considera as interações entre os contaminantes. A presença de cloro em um efluente, por exemplo, pode inibir um tratamento biológico ao mesmo tempo em que o fosfato pode ter o efeito oposto.