Limpeza e sanitização de bolsas de hidratação
Porque limpar
Um produto prático (e caro) que permite aos praticantes de esportes hidratar-se sem interromper as atividades. Esta é a promessa das bolsas de hidratação e dentre tantas vantagens esta tecnologia tem um ponto fraco: a dificuldade de limpeza.
O material plástico flexível e poroso, a solda térmica, a mangueira, a rosca da tampa e a válvula do bico são pontos ideais para o acúmulo de sujeira. Considerando que a bolsa fica dentro de uma sacola térmica protegida do sol, as condições ideais para o desenvolvimento de colônias de bactérias e bolores durante o uso são plenamente atingidas. Se a sacola forma guardada úmida por um período prolongado os problemas se intensificam, dentre eles é possível apontar:
- Mau cheiro;
- Formação de limo (biofilmes);
- Formação de bolor (manchas);
- Mudança de cor da bolsa para um tom amarelado;
- Após alguns meses a bolsa torna-se frágil e passa a apresentar vazamentos;
O risco de problemas à saúde decorrentes do consumo da água de uma bolsa "podre" é baixíssimo. De qualquer forma, poucas são as pessoas que se arriscam a beber água nestas condições. A maioria dos fabricantes das bolsas disponibilizam "kits" de limpeza compostos de escovas e pastilhas de cloro, todavia, não é necessário desembolsar esse dinheiro pois a mesma pode ser feita em casa com produtos de limpeza disponíveis em qualquer mercado.
O procedimento que apresento neste artigo é rápido e seguro. Garante a desinfecção praticamente completa da bolsa e aumenta a sua vida útil.
Como limpar
Materiais
- Água oxigenada vol 20 - Para os casos em que a bolsa está muito suja.
- Sabão em pó ou sabão líquido para a limpeza de roupas.
- Água sanitária sem fragrância (Hipoclorito de Sódio a 2%).
- Escova de dentes usada.
- Arame grosso para a limpeza da mangueira.
- Algodão para a limpeza da mangueira.
Procedimento
- Preparar um balde com sabão em pó e água quente (temperatura do banho). Deixar a bolsa desmontada mergulhada por aproximadamente 30 minutos. Nota: Não usar água a temperaturas acima de 50°C.
- Após o período de molho, lavar a bolsa com a escova de dente e a mesma solução de sabão. Priorizar os cantos da bolsa, a rosca e a tampa.
- Para limpar a mangueira, empurrar um chumaço de algodão embebido em sabão ao longo do tubo usando o arame. Recomendo repetir este ciclo cerca de 3 vezes. Nota: Dobrar a ponta do arame para que o mesmo não perfure o tubo.
- Enxaguar generosamente todos os materiais.
- Se houver manchas profundas ou sujeira difícil de limpar, usar a água oxigenada na escova de dentes ou em um algodão para dissolver e depois enxaguar generosamente com água limpa. Nota: Não misturar a água oxigenada com o sabão ou com a água sanitária em hipótese alguma.
- Preparar em um balde uma solução composta de 50mL (1/4 de copo) de água sanitária para cada litro de água.
- Deixar todos os componentes de molho na solução por 10 minutos.
- Exaguar de deixar secar completamente em local arejado antes de montar o conjunto.
- O cheiro dos produtos de limpeza desaparece pouco tempo após os materiais estarem secos.
Como conservar a bolsa limpa
- Depois de usar, lavar com sabão em pó e enxaguar bem.
- Deixar secar em local ventilado. Para a bolsa ficar completamente seca pode ser necessário mais de um dia.
- Nunca guardar a bolsa suja, molhada ou com água por mais de 2 dias.